No próximo dia 15/12/2017, sexta-feira, acontecerá a CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL POPULAR DE EDUCAÇÃO (COIMPE/2017) - Polo Caicó, a partir das 8h e até às 18h, no Anfiteatro do CERES/UFRN - Campus de Caicó. Essa conferência intermunicipal se apresenta como uma articulação regional (municípios do Seridó Ocidental) rumo à CONFERÊNCIA NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO - CONAPE a ser realizada em maio/2018.

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), sistematizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) é uma convocação à retomada da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais. Reafirmando o compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora, pretende, com a participação popular, ratificar o Plano Nacional de Educação (PNE) como política de Estado, reforçando a importância do monitoramento dos Planos Municipais e Estaduais de Educação, e ainda colaborando para a refirmação de concepções relativas à gestão e financiamento da educação para todos e todas, com qualidade social.

A mobilização acontece, considerando as condições concretas e objetivas de articulação em cada local, através da realização das Conferências municipais e/ou intermunicipais – até o final de 2017; conferências estaduais – até março de 2018; e finalmente a CONAPE – de 26 a 28 de abril de 2018.