O gerente da Agência do Banco do Nordeste de Caicó, José Otílio destaco em entrevista ao Panorama 95, nesta segunda-feira (17) sobre o desconto de 95% na quitação das dívidas rurais. A medida vale para operações contratadas no Banco do Nordeste até dezembro de 2011 e beneficia mais de 674 mil agricultores, que terão, ainda, quatro anos de carência.

Otílio explicou que o abatimento máximo será aplicado em operações de até R$ 15 mil contratadas até 2006 por produtores residentes no Semiárido. Fora dessa região, o rebate é de até 85% da dívida para créditos contraídos. Já as operações registradas entre 2007 e 2011 recebem descontos de 50% para agricultores do Semiárido e 40% para os que produzem fora desse perímetro.

O gerente ainda apontou que a quitação da dívida é a melhor opção para o agricultor, já que o parcelamento será feito em cima da dívida total.O objetivo é permitir que os agricultores consigam melhorar sua condição financeira sem que suas dívidas sejam enviadas para cobrança judicial ou inscritas na Dívida Ativa da União. A iniciativa deverá impulsionar o setor rural em regiões do semiárido desde o pequeno agricultor familiar a empreendimentos de maior porte. “Ela permitirá não só o pagamento das dívidas, como também a recuperação do crédito de milhares de produtores rurais”, explica.