Joyce Silva, Luana Monte e Maria Alice Pereira, alunas do curso técnico em Comércio pelo Campus Natal-Zona Norte voltaram de um evento internacional com premiações na bagagem. Elas conquistaram, nesta sexta-feira (25), o primeiro lugar da Categoria Ciências Básicas na Feria de Ciencias y Tecnología (Fecitec) e o credenciamento para a Cientec, que será realizada no próximo ano em Lima, no Peru. A mostra aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto no Colégio Bilingüe Girasoles, em Encarnación, no Paraguai.

O trio, sob orientação do professor Olímpio Silva, desenvolveu um projeto que busca determinar o teor de nitrato nas águas que abastecem a Zona Norte de Natal, caracterizar o consumo e o armazenamento da água nas residências e, através da aplicação de questionários, confrontar dados obtidos na pesquisa com informações do abastecedor.

Segundo Olímpio, essa substância, presente principalmente nas reservas hídricas da região estudada, é um indicativo de possíveis condições insatisfatórias sanitárias e de higiene, que podem causar doenças e até câncer. "Os bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e parte de Potengi apresentaram índices elevados do nitrato nas análises realizadas, ainda que os consumidores acreditem que a água é de boa qualidade", revelou.